Quantas boas possibilidades de fazer uma boa venda passam em nossas mãos todos os dias? Poucas, por isso o segredo não está em aproveitar as poucas chances e sim em fazer mais boas chances.
Neste texto vamos falar da Realidade da Indicação de clientes, o que fazer para começar a alcançar outros mercados e fazer mais vendas com os mesmos produtos!
Você certamente já escolheu uma empresa por causa da recomendação de um amigo ou familiar. Provavelmente, alguns de seus clientes também chegaram ao seu negócio dessa forma. Então, por que não utilizar todo o potencial dessa publicidade boca a boca para alavancar as suas vendas? É aí que entra o Marketing de Indicação.
Também conhecida como referral marketing, essa estratégia é eficaz para atrair mais clientes a um menor custo de aquisição. O melhor de tudo é que esses novos consumidores costumam chegar à sua empresa prontos para a compra, porque já foram orientados e até persuadidos pelos compradores fiéis.
Quer entender melhor sobre o Marketing de Indicação e como usá-lo no seu negócio? Continue a leitura e aprenda!
É uma estratégia de marketing para conquistar novos clientes a partir das indicações feitas pelos consumidores que você já tem. É a famosa propaganda boca a boca, porém de maneira mais estruturada.
Um exemplo disso é o que a Uber faz. Desde o início das operações, a empresa criava ações de incentivo para que os próprios clientes contribuíssem para a atração de novos usuários para a plataforma.
Com essa estratégia, é possível reduzir os esforços em vendas e aumentar a sua base de compradores.
A primeira ação é colocar “ordem na casa”. Um atendimento de qualidade e humanizado (principalmente na área da saúde, por exemplo) é essencial para ter clientes satisfeitos, fidelizá-los e, assim, possibilitar as recomendações. Portanto, comece por aí. Depois, é necessário planejar tudo isso, definindo objetivos, público-alvo, metas e plano de ações.
Veja abaixo alguns passos fundamentais para aplicar o marketing de indicação no seu negócio.
Tenha material publicitário impresso e digital
Seu trabalho diário de pedir indicação será falho se ele ficar no boca a boca, contudo se o seu cliente sair da sua loja com um folheto que reforce a sua indicação, vai depender da real necessidade do potencial cliente, mas seu trabalho foi excelente, com certeza, algum resultado você terá.
Indicamos empresas como a PRINTI, fazem ótimos preços e rápida entrega para folhetos e panfletos, viu como indicar é a chave do negócio! E a NHC tem material publicitário, e podemos te ajudar com a sua arte, converse conosco.
Identifique os clientes promotores
Os clientes que tiveram experiências ruins fazem propaganda negativa e tentam desencorajar outras pessoas a realizarem qualquer compra com você. É por esse motivo que é vital focar os consumidores certos, ou seja, os promotores.
Isso porque eles já gostam da sua empresa e, por consequência, estão mais dispostos a realizar a indicação. Invista em um ótimo ou excelente atendimento, e no visual mais clean para sua loja.
Conheça seus produtos e serviços, e redefina novos nichos para eles
O que deve ser feito nessa questão é simplesmente conhecer a fundo cada um de seus produtos e serviços, até eles se estendem e todo e qualquer cliente que eles podem atender de qualquer forma possível, um exemplo: os Lençóis Vapt Vupts NHC, atendem muito bem acamados, mas podem ser vendidos para crianças em desfralde, alérgicos e para pessoas que viajam muito. Estes outros mercados são muito maiores que o de acamados, talvez dezenas de vezes maior.
Divulgar é: conversar com o cliente e receber informações valiosas
Cliente nenhum saberá das vantagens extras desses produtos se lhes forem dadas as informações, saiba manter uma conversa com perguntas abertas, fique atento a pequenas indicações, como minha sobrinha, ou minha neta, essas são as aberturas que são necessárias. aproveite cada segundo para fazer uma nova venda!
Mensure os resultados
Para saber se a estratégia está dando certo, é necessário avaliar os resultados. Sendo assim, acompanhe as vendas destes materias diretamente e com bastante critério.
O marketing de indicação é uma tática valiosa para atrair mais clientes e aumentar as suas vendas. No entanto, lembre-se de que você precisa investir em excelência de produtos e atendimento para a sua loja ser digna de indicação. Coloque todas as dicas deste artigo em prática e veja os resultados no faturamento do seu negócio!